21 de mar. de 2009

Macgyver Domingueiro/ Dínamo Caseiro

O nosso projeto para este domingo é bem simples mas muito interessante. O que seria um dínamo?
Dínamo é um "transformador" ele transforma a energia mecânica em elétrica. Um motor elétrico faz exatamente o oposto, transforma energia elétrica em mecânica. Ok, partindo desta idéia, vamos usar um motor para gerarmos energia elétrica. Pegue sua "faca de ponta" pois domingo é dia de:

Material:

Motor. Este pode ser aproveitado de qualquer aparelho elétrico, contanto que seja para baixa tensão(motores de ventilador, batedeira, geladeira, fusca, retro-escavadeira, NÃO SERVEM), motores de brinquedos a pilha, toca-fitas, video-cassete,..., são os indicados. O que eu testei e tive melhores resultados (o do vídeo) foi retirado de um vídeo-cassete, ele que faz o mecanismo aceitar e ejetar a fita.


Led. Nosso amigo de todas as horas, o diodo emissor de luz. Este é fácil de conseguir, qualquer aparelho chulé tem um pra indicar algo.


O circuito: Bem simples, você só vai ter que achar um modo de ligar os polos (contatos) do motor ao led, caso o teu motor tiver mais de 2 contatos me aciona nos comentários que te indico como liga-lo.
Abaixo o nosso vídeo, notem que eu adaptei uma hélice no eixo da motor, o led acende no momento em que eu aproximo um ventilador, tornando o projeto um "mini gerador heólico".
Esta montagem pode ser adaptada como catavento ou na roda da bicicleta, o que precisamos é que o eixo do motor gire. Para fazer uma lanterna para bicicleta vamos precisar de um regulador para a tensão, pois se ela passar de 3 volt deverá queimar o led. Qualquer dúvida use a caixa de comentários.

Imagens captadas com uma webcam tosca:


6 comentários:

Matheus disse...

Essa experiencia e muito legal... fica muito bom colocar na roda da bicicleta!!!

Unknown disse...

Boa tarde Cara eu tirei um motor de toca fitas ele tem escrito bem assim dc 9v tem quatro fios um laranja um amarelo um verde e um azul como faço para ele funcionar?????

Unknown disse...

Boa tarde Cara eu tirei um motor de toca fitas ele tem escrito bem assim dc 9v tem quatro fios um laranja um amarelo um verde e um azul como faço para ele funcionar?????

Anônimo disse...

Da para usar moteres pequenos?
Normalmente movidos a pilha?

Anônimo disse...

como fazer para o dinamo carregar uma bateria ,ou para que o led continue aceso quando o dinamo nao estiver em rotaçao

tiago disse...

o cara o video nao ta mais disponivel !!!!!!!!

 
Bondosos © 2009 Template feito por Benito Bondoso