24 de mai. de 2009

Macgyver Domingueiro/ Indicador de Tensão 110-220 volts

O circuito de hoje, apesar de simples, é de extrema utilidade e pode salvar seus aparelhos.Ele serve para identificar se uma tomada fornece 110 ou 220 volts. Exemplo você tem um aparelho que funciona em 110 volts (uma geladeira, um ferro, um ventilador, um vibrador...)e não sabe a tensão daquela tomada. Se arriscar e ela for de 220 volts...fumacinha...já era teu aparelho. O contrário também é desagradável, pois, o aparelho de 220v ligado em 110v (um rádio, um microondas, um desfibrilador, um alongador peniano...) "se ligar", vai funcionar com meia potência, só vai "miar". Aí que entra nosso circuito, portanto pegue sua bisnaga de super cola, pois hoje é dia de:


Material:

-Led: dois leds, as cores vai a seu gosto, ou use os que tiverem .
-Diodo comum: 1N4007
-Diodo Zener: 15v x 1w, qualquer lojinha tem, peça exatamente assim: "O tio, eu quero um diodo zener para 15 volts e um vati de potência".
-Resistores: 1k e 10k .
-Um plug macho (plugs pequenos e afrescalhados não servem) : o plug pode ser aproveitado de uma caixa de eliminador de pilhas ou de carregador de celular, pois o importante é que o circuito sirva dentro. Faça furos na caixa para que apenas a ponta dos leds apareçam externamente.

Circuito e funcionamento:

Notas:
-Em 110volts só um led acende, em 220 os dois dão o ar de sua graça.
-A posição dos leds e diodos (estes são os únicos nesta montagem que tem polaridade) já foram ditas em MDs anteriores.
- Tome todo o cuidado para que o circuito fique fixo, de preferência isole todas as ligações, e de forma alguma toque no circuito enquanto ligado a rede elétrica.

4 comentários:

Tiago disse...

legal cara continue assim!
vc irá salvar muitos domingos da gente em vez de ficar assitindo Silvio Santos!

João disse...

legal cara continue assim! (2)

Alexandre Magno disse...

Se o plug for ligando invertido na tomada, acontece o que?

Alexandre Magno disse...

Assinando.

 
Bondosos © 2009 Template feito por Benito Bondoso