2 de jun. de 2009

Cartilha do governo ensina como consumir DROGAS!

Diz o seguinte a cartilha:

Maconha. Se você é usuário de maconha, é bom andar com um vidrinho de colírio, porque ela costuma deixar o olho meio vermelho; para tirar o bafo, beba bastante água ou, senão, uma vodca”.
Essa é a cartilha do Ministério da Saúde! E há mais: “Se você é usuário de cocaína, não use nota de dinheiro para cheirar cocaína, use um canudinho, desses que há nos bares, que são mais higiênicos. E não manipule a cocaína com sua mão, que pode estar com algum micróbio, com alguma bactéria”.

É o que diz o Ministério da Saúde! Em nenhum momento, é dito “não use cocaína, a cocaína faz mal e vicia, a cocaína financia os crimes e as armas que matam os inocentes nos morros do Rio, de Vitória, de Porto Alegre, de todo o Brasil”. Em nenhum momento, a cartilha diz isso.

Quanto ao crack, diz:
“Ah! Se você é usuário de crack, você tem de beber muita água após consumir crack, bastante água mesmo, e também tem de se alimentar bem antes e depois do consumo de crack”.
Ensina como se faz. E, quanto ao ecstasy, recomenda fazer uso de bastante bebida isotônica antes e depois de a pessoa consumir a droga.

Algumas frases usadas referentes ao uso de drogas:

Ao usar drogas aspiradas – cocaína:
- evite compartilhar canudos;
- evite preparar a droga com cartões eletrônicos ou cartões que soltem tinta;
- coloque a droga sobre superfícies limpas;
- não coloque canudo dentro do nariz e evite usar notas de dinheiro

Ao usar drogas injetáveis não compartilhe
- agulhas e seringas;
- algodão para limpeza;
- frascos de anabolizantes;
- frascos de diluição de água.

Ao usar crack
- evite latas prefira copos de plástico;
- evite compartilhar piteiras e cachimbos;
- procure usar protetor labial e se usar piteiras e cachimbos prefira os de madeira ou de vidro.

Ao usar álcool
- evite usar sozinho e beba água, antes, durante e depois.

Ao usar ecstasy
- beba muita água;
- faça reposição hidroeletrolítica com sucos, bebidas isotônicas, etc e
conheça o fornecedor para não comprar gato por lebre.

Ao usar cigarros- evite o uso de cigarros de “baixo teores”.

Sobre o Ministério da Saúde, outras cartilhas existem, pois esse não é o único material publicado. Em de 2004 a Cartilha SER TRAVESTI foi alvo de críticas e protestos pelo conteúdo pornográfico. Uma das frases daquele material educativo que consta na página 9:
“Na hora da dedada, também use a camisinha. A ação será mais confortável e não há riscos da sua unha causar feridas no ânus do seu parceiro”
Disseram no Ministério que essa é a maneira de evitar um dano maior. A maneira de evitar um dano maior é combater o traficante, colocar o traficante na cadeia, apreender a cocaína que roda, tomar as armas dos traficantes, colocar na cadeia esse monte de gente que está destruindo a juventude brasileira. Essa é a maneira de evitar danos. Mas o Ministério da Saúde fazer uma cartilha ensinando como se usa a droga?! Não acredito nisso!
Quem não gostou foi o senador Gerson Camata (PMDB-ES) que criticou a edição de uma cartilha, pelo Ministério da Saúde, intitulada "O álcool e outras drogas alteram seus sentidos, mas não afetam seus direitos no serviço de saúde", com orientações para o consumo de maconha, crack, cocaína e ecstasy.
- Vou requerer ao Tribunal de Contas da União que informe se é lícito usar dinheiro público para ensinar a usar cocaína, crack, maconha.
-Infelizmente não tenho ainda o "Manual fique doidão do ministério dos acéfalos". Mas assim que conseguir vou estampar suas páginas neste blog.

Veja o vídeo contendo a tal Cartilha:









18 comentários:

Juão disse...

É triste '-'
mais eu ri :X
só pela kara de pau dos cara fazerem um negócio desses

eh meio q um humor negro -_-''

aonde irá parar o nosso Brasil pqp

Unknown disse...

Não é essa cartilha que vai melhorar ou piorar o problemas das drogas no país...

Viviane disse...

Sinceramente, eu não vejo isso como uma coisa absurda. Muitos países desenvolvidos já tem esse tipo de posição porque já perceberam que falar 'Drogas fazem mal' não adianta. Já cansou isso, todo mundo sabe, mas tem gente que continua usando. Para evitar danos maiores, se vai usar, pelo menos use direito. Isso diminui o custo de saneamento básico, pena que não sabemos para onde esse dinheiro vai!

Anônimo disse...

Concordo que isso não vai aumentar nem diminuir o consumo de drogas no país, mas acho que estão preparando os cidadãos para a liberação das drogas...é só um palpite! Ah, e pra quem disse que financia o tráfico, as armas e mata inocentes e blá, blá, blá... isso é porque é ilegal, se fosse liberado o uso nada disso aconteceria ou reduziria em 99%...pensem nisso!

Louise disse...

É que faz parte da nova proposta da ONU pros próximos 100 anos: a política de REDUÇÃO DE DANOS... pq nos 100 anos passados ele tinham a intenção de acabar com as drogas e viram que o tráfico n ia deixar de existir ... mesmo muitos países sendo contra (tipo EUA, onde 5 estados americanos já adotam essa política)

Anônimo disse...

chupa meu pau todo mundo seus filho da puta que eh mais gostoso

Esdras Santos disse...

haha essa é a vida haha mas muito bom o post

Felipe Barros disse...

bom, me parece que a maioria do pessoal que comentou até agora concorda comigo. não tem nada a ver essa cartilha com incentivar o consumo, mas sim evitar problemas maiores com o consumo dessas drogas.

no mais, achei muita hipocrisia do autor do texto que ficou atacando desnecessariamente a iniciativa do Ministério da Saúde. Vê-se que você está desinformado e só quer ser contra o governo. Lamentável...

dj Kleber - "o dialeto" sonoro disse...

Foi o Aécio Cheira Neves que fez?
Cada uma, só aqui mesmo.

www.odialeto.blogspot.com

Anônimo disse...

Amigão(a) essa cartilha é direcionada EXATAMENTE para USUÁRIOS DE DROGAS!!! E NÃO PARA O PÚBLICO EM GERAL!!! Entende a diferença?? De nada adianta você chegar para um usuário e dizer essas ladainhas que você escutou no tropa de elite, do tipo: usuario financia o tráfico, ou faz mal a saúde!! Não vai adiantar nada e ai sim seria um dinheiro público mal gasto!! Como falaram ai esse tipo de ação já é utilizada nos países desenvolvidos e serve para diminuir possiveis danos maiores em USUÁRIOS!!! A mesma coisa serve para o exemplo que você também criticou em relação aos homossexuais!!

Anônimo disse...

SE VC PARAR PRA PENSAR PQ A DROGA É ILEGAL ??
QUEM DISSE QUE É ILEGAL ?
EU VEJO ESTE PLANFETO COMO UM PREPARO PARA A SOCIEDADE ..QUANTO A LIBERAÇÃO DA MACONHA ...VEJO TAMBEM QUE JA QUE IRA SER LEGALIZADA TEM QUE ENSINAR A USAR ANTES ENTAO ESTAO PREPARANDO ALGUNS MESES ANTES ......COMO JULGAR SEM PROVAR...ELES TE DISSERAM E VC ACREDITOU É ILEGAL ..NAO USE ...DEIXA DOIDAO ...CADA UM TEM SUA BRISA....SENDO ILEGAL SO AUMENTA O CRIME ...LEGALIZA JAH !

Benito Bondoso disse...

O problema não está somente no conteúdo impresso na "brilhante cartilha" e sim o custo de sua publicação. Entre em um posto de saúde (qualquer um) e veja a precariedade. Claro,Anônimo, tu vai dizer que a cartilha serve para previnir novos atendimentos, pois cheirar pó com canudo descartável é mais saudável. Mais, no momento em que falta esparadrapo e acido acetil, acredito que esta cartilha não seria uma PRIORIDADE.

Unknown disse...

O problema está nestes que defendem este tipo de gasto, aff.
O governo poderia investir mais em doentes cerebrais(como o postante anônimo) do que em cartilhas.

Claudinho Ahnao disse...

Meu Deus do céu
Isso é no meu Brasil?
Sabe não é de duvidar!
Babacas esses nossos governantes

Hally disse...

É lamentável, mas eles tentam gastar menos dinheiro no atendimento de doenças oriundas do uso das drogas. Isto é Brasil. É mais barato ensiná-los a usar a droga direito, evitando doenças mais graves que o próprio consumo (se é que é possível), do que tratá-los depois. Mas convenhamos, a saúde púlica é uma merda de qualquer jeito, ensinem ou não cada "tribo" a se proteger de formas simples, a saúde continuará um caos.

Deveriam investir melhor o dinheiro que pagamos. Com a carga tributária do Brasil, nosso país deveria ser "de ponta" e não esta massa mal administrada.

Anônimo disse...

Isso ja acontece nos paises de primeiro mundo e na minha opiniao acho bacana, ta certo que droga eh errado, mas a prevencao de danos auxilia bastante o usuario a nao ter complicacoes futuras, e tambem gerando menos despesas nos cofres do governo... ou sera que eles sao tao bonzinhos assim?!? kkkk

Anônimo disse...

Éhhh.... Vou virar político!!!

Érick Fl de Lara disse...

ESTAVA MEXENDO NA NET POR ACASO, QUANDO ENCONTREI ESSA POSTAGEM FALANDO DA NOVA CARTILHA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (QUE ATÉ ENTÃO EU NÃO TINHA VISTO), AÍ FUI LÊ-LA.

DESCULPA A CRÍTICA, MAS TU, REALMENTE, NÃO ENTENDEU A FINALIDADE DA CARTILHA. ELA FOI CRIADA COM A INTENÇÃO DE MINIMIZAR OS DANOS A SAÚDE DE QUEM USA ALGUM(S) DOS TÓXICOS CITADOS NELA. OU SEJA, ELA É DIRECIONADA EXCLUSIVAMENTE A USUÁRIOS DE DROGAS E NÃO A POPULAÇÃO EM GERAL.

EU VEJO COMO POSITIVA A INICIATIVA DO GOVERNO, POIS NA MÍDIA O MARKETING NEGATIVO DAS DROGAS É TOTAL, MAIS DO QUE ELAS REALMENTE SÃO. A ÚNICA COISA QUE VEMOS FALAR É "NÃO USE DROGAS, ELAS FAZEM MAL, ETC ..."
INFORMAÇÃO PRECISA E REAL, QUE É BOM, É DIFÍCIL DE ENCONTRAR.
E QUEM REALMENTE É ADICTO (VICIADO) EM QUALQUER DROGA, NÃO VAI PARAR DE CONSUMÍ-LA SÓ PORQUE FALOU NA TV QUE ELA FAZ MAL. AÍ ESTÁ A IMPORTÂNCIA DE CONSCIENTIZÁ-LOS E TENTAR REDUZIR OS DANOS (QUE SÃO INEVITÁVEIS).


 
Bondosos © 2009 Template feito por Benito Bondoso