Esta semana vamos montar um projeto bem bacana e qualquer pessoa pode fazer, sempre com materiais caseiros, lixo e um pouco de habilidade. Pois então, pegue sua chave de fenda enferrujada, pois domingo é dia de:
O projeto será um motor caseiro simples. Ele, ao contrário do nosso dínamo, transforma energia elétrica em energia mecânica (movimento).
Material :
-Pilha comum. (qualquer tamanho) Uma pilha comum oferece 1,5 volts e já é o suficiente.
-Fio condutor para os apoios. Este pode ser qualquer fio, contanto que seja rígido o suficiente para sustentar a bobina. (usamos no projeto um fio de cobre com bitola de 2 mm) Pode ser usado um 'arame de tampa de champanhe' ou qualquer material condutor.
-Fio ESMALTADO para a bobina. O mais fino que encontrar contanto que também tenha uma certa rigidez, este pode ser retirado de um transformador velho. (Usamos um de 1/2mm.)
-Imã. Este pode ser retirado de um alto falante detonado, quanto maior melhor, pois, criará um campo magnético maior sobre a nossa bobina, que quando energizada também se transforma em um imã, essa relação de atração e repulsa fará com que nosso motor funcione, ou seja gire.(Usamos um de Magnetron de aparelho micro-ondas, esse tem forte poder magnético, pode consegui-lo de graça em qualquer oficina de reparo, basta pedir um Magnetron queimado . Se negarem faça o favor de mandá-los enfiar no..."cooler", pois não serve pra nada e vai pro lixo.)
Circuito:
Modo de fazer:
Os apoios devem ser fixos em uma base, estes fios devem fazer contato com a pilha e não ter capa nem isolante algum.
A bobina consta de cinco espiras (voltas) de +/- 3 centímetros de diâmetro, pode ser usado como molde uma pilha grande. O detalhe importante é que as extremidades de contato devem ser lixadas como na imagem acima. Pegue seu imã e aproxime da bobina até que ela gire na maior velocidade possível, cole-o no local e pronto.
Nosso vídeo:
17 de mai. de 2009
Macgyver Domingueiro/ Motor Caseiro
Postado por Benito Bondoso às 20:50
Marcadores: eletrônica, Macgyver Domingueiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Gostei.
Continuem com o macgyver domingueiro pois eu gosto muito.
Postar um comentário